Primórdios do ciclismo em Conselheiro Lafaiete e Congonhas




A bicicleta foi trazida pelos imigrantes europeus no final do século XIX e começo do século XX. Há registros de que já existiam ciclistas no Espírito Santo e em São Paulo em 1895. Sendo assim, as bicicletas ficaram tão conhecidas que surgiram os clubes e as primeiras competições.

A primeira prova disputada em uma pista oficial ocorreu no Velódromo Rio-Grandense, em 1898. No mesmo ano, a famosa marca Caloi inaugurou as suas instalações em São Paulo, tornando-se a primeira fábrica de bicicletas do Brasil, o que contribuiu significativamente para a disseminação do ciclismo no país. Em 1904, Antônio Prado Junior foi o primeiro brasileiro a participar de uma competição internacional.

Em Queluz de Minas, hoje Conselheiro Lafaiete, as primeiras bicicletas surgiram no início do século XX. Em 1913, no seu artigo “Chroniqueta”, o colunista Jota descreveu uma situação vivida na Praça Barão de Queluz, o que atesta a nossa afirmação. No jornal Correio da Semana, ele relatou:

 

Despertado, finalmente, deste estado de soporífico. Despertado por uma bicicleta que me passou sobre os pés, carregada com dois homens (imaginem... dois homens!) vi que estava sobre um passeio igualzinho aos das cidades bonitas. Observei ainda o Parque, todo florido sorrindo alegremente; as calçadas, em diversos pontos desordenadas; os passeios deslizados pela rua afora, interrompidos aqui e acolá; enfim, acordei, por assim dizer, sobressaltado pela bicicleta que não satisfeita como amaçar-me os calos, ainda tocou uma buzina desafinada aos meus ouvidos, o que mais assustou-me!

Mas voltada a calma, embora sentindo o efeito da pressão do peso dos dois que cavalgavam a bicicleta, vi que tudo mais era efeito de um ligeiro entorpecimento cerebral, efeito talvez do desprendimento rápido do meu espírito que, aproveitando o momento aliás oportuno, fosse dar uma volta pelas regiões etéreas.[1]

 

Em 1924, onze anos depois, outro registro importante. Por meio de legislação própria, a Câmara Municipal passou a cobrar imposto dos locadores de “bycicletas ou motocycletas” no município de Queluz e seus distritos.[2]

Embora os primeiros registros da existência dos veículos de duas rodas impulsionado com pedais na cidade sejam de 1913 a 1924, não encontramos nenhum registro de competições realizadas nesse período.

A primeira competição de bicicletas na região aconteceu no dia 3 de junho de 1928. Denominado “prova de resistência”, a primeira prova ciclística aconteceu entre o percurso de Conselheiro Lafaiete e Congonhas. O ciclista Luiz Garcia Lopes[3], organizador do evento, era proprietário da loja “Íris: Fábrica de Malas e Valises”, o único estabelecimento autorizado a comercializar as “afamadas e mundialmente conhecidas marcas de motocycletas e bicycletas Bianchi, Peugeot e Davy”. Localizada no então bairro Lafayette, hoje São Sebastião, a loja vendia diversos itens como canastras, sacos para roupas, pastas e carteiras de couro, sortimento completo de artigos par montaria, capas, capotas, barracas e mochilas.


Jornal Correio da Semana (1928)

Diversos atletas lafaietenses, conhecidos como “sportmens”, participaram da competição, a exemplo do organizador, Luiz Garcia, que pedalou com uma bicicleta da marca Dary. O farmacêutico Eduardo J. Franco usando uma Bianchi, Adão Marques (Gol), Waldemar Marques (Caloi), Lauro Coelho (Lúcifer), Sebastião Alves (Lúcifer) e Dimas Teixeira Lima (B.S.A). Antônio Manso Filho[4], único morador do distrito de Congonhas, participou com sua imponente Bianchi.

De Conselheiro Lafaiete a Congonhas, somando a ida e a volta, os ciclistas percorrem 49 quilômetros em 5 horas. Durante a ida, enfrentaram uma forte ventania, acompanhada de abundante chuva, desde Gagé até Congonhas. No trecho entre Joaquim Murtinho e Congonhas, devido ao estado precário do caminho, houve necessidade de carregarem as bicicletas durante 3 quilômetros. Sobre a histórica competição ciclística, o jornal Correio da Semana comentou: “Mesmo com todos esses contratempos, ao voltarem, verificamos encontrarem-se todos em boa disposição, não demonstrando fadiga. Dentre todas as máquinas somente uma Lúcifer careceu de reparos para voltar”[5].

Dessa forma, encerrou-se a primeira prova de ciclismo entre Congonhas e Lafaiete. Uma importante efeméride da nossa história, que, infelizmente, é ignorada por muitos concidadãos.

 

Paulo Henrique de Lima Pereira

Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (ACLAC), do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC), e correspondente Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL).

 



[1] Correio da Semana, 10 de agosto de 1913, p. 1.

[2] CÂMARA MUNICIPAL DE QUELUZ DE MINAS – Lei 334, 2 de outubro de 1924. In: Correio da Semana, 23 de outubro de 1924, p. 5.

[3] Luiz era filho de Miguel Garcia e Isabel Garcia.

[4] O ex-vereador, engenheiro elétrico e jornalista Antônio Manso Filho, um dos pioneiros da implantação da energia elétrica em Congonhas, era tio da saudosa escritora, professora, advogada e poetisa Neusi Maria Manso, membro efetivo do Instituto Histórico de Congonhas (IHGC).

[5] Correio da Semana, 5 de junho de 1928. 






 

Comentários

  1. Em Congonhas, após a chegada dos dois primos. Alcindo Moreira da Silva (português) e Aurélio Moreira da Silva em CONGONHAS o ciclismo ganhou proeminência. Alcindo Moreira era expert em conserto de bicicletas...Promovia embates..

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